quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Violência do real e da ficção

Três imagens. Três imagens que poderiam ser de um filme. 
Por acaso a segunda e a terceira imagens são oriundas de um grande filme de acção: "Heat - Cidade Sob Pressão" (1995) de Michael Mann. A primeira imagem também poderia ser de um qualquer filme de acção policial, mas é de um acontecimento bem real: o massacre de 12 pessoas do jornal Charlie Hebdo ocorrido ontem no centro de Paris.

Algumas semelhanças e diferenças entre a ficção e a realidade:

- No filme de Michael Mann, os atiradores estão no meio da rua, têm a cara destapada, disparam indiscriminadamente armas automáticas contra a polícia escondendo-se atrás de carros e fogem de um assalto a um banco no meio da cidade.

- Na situação real de Paris, os dois homens também se encontram no meio da rua com veículos e envergam indumentária militar com a cara tapada, usam metralhadoras contra a polícia, executam um polícia na nuca e fogem no rebuliço urbano da cidade a grande velocidade.

A violência da ficção e da realidade não é, afinal, muito diferente. O que nos leva à eterna questão: a realidade imita a ficção ou a ficção imita a realidade?



1 comentário:

Sam disse...

Bem observado. E a questão ainda se adensa mais quando nos lembramos que essa sequência, em HEAT, terá sido inspiradora para aquilo que os media apelidaram de North Hollywood shootout http://en.wikipedia.org/wiki/North_Hollywood_shootout

Cumps cinéfilos.