terça-feira, 9 de julho de 2013

HAL vs. IBM


Há certos rumores interessantes à volta do cineasta Stanley Kubrick e dos seus filmes. Um deles tem a ver com a obra-prima "2001, Odisseia no Espaço" (1968) e o supercomputador HAL 9000, verdadeira personagem dotada de vontade própria. Este computador da nave espacial da obra de Kubrick, representado por uma intensa luz vermelha e uma voz arrepiantemente neutra, revoltou-se contra os humanos tripulantes, sem se saber ao certo quais as causas ou motivações para tal.
O rumor é este: segundo algumas fontes, o nome HAL deriva de IBM, uma das mais conhecidas empresas de informática do mundo. E qual a relação? Cada letra de HAL é exactamente uma anterior, alfabeticamente, às letras de IBM.
Constava-se que a designação HAL representava uma forma subtil de crítica ao então emergente papel do computador na vida humana. No entanto, o realizador sempre negou a veracidade deste rumor. O próprio escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, cuja obra inspirou o filme de Kubrick, contrariou essa eventual propositada relação entre IBM e HAL: "Teríamos mudado o nome se tivéssemos percebido a coincidência", escreveu Clarke.
Talvez sim, talvez não...