quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Woody Allen e os filmes europeus

Woody Allen, em entrevista ao jornal El País, explica porque é que tem feito filmes nos últimos anos em cidades europeias: basicamente, porque é na Europa que lhe dão o dinheiro  que precisa sem que ninguém exija algo em troca (como nos EUA, onde lhe dão pouco dinheiro e querem saber tudo sobre o argumento e elenco). Diz ainda que concorda que estes filmes realizados na Europa possam ser considerados "guias turísticos", como já o era, o filme "Manhattan" e outras obras filmadas em Nova Iorque.
Vendo bem, são argumentos lúcidos e honestos. O cineasta não é hipócrita: vai ao cerne da questão de forma pragmática. Isto é, assume que o cinema é uma arte cara e filma nos países onde lhe dão dinheiro e liberdade criativa, condições essenciais para a prática cinematográfica em qualquer país do mundo. Faz sentido e não há mal nenhum em assumi-lo. Agora, concluir se esses filmes europeus são bons, maus ou medianos, é outra questão...
Woody Allen explica ainda que já recebeu propostas para filmar em Moscovo, na China e em cidades sul-americanas. Há tempos ventilou-se na imprensa que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa terá manifestado interesse em convidar Woody Allen para filmar em Lisboa. Não sei se esta intenção tinha algum fundo de verdade ou não, mas não me repugnaria que Woody aceitasse tal desafio. Mas também é verdade que, até considerando a idade do realizador, os cinéfilos não podem esperar que Allen filme no futuro na sua cidade!
Teria de ter muitos anos pela frente (talvez vidas) para concretizar esta ideia.  
 

2 comentários:

O Narrador Subjectivo disse...

Até lhe tem refrescado e reavivado a carreira - são argumentos válidos e acho que ele e os fãs só têm ganho com esta nova postura, sinceramente entre Bullets Over Broadway e Match Point há pouco de interesse, é o pior período de um grande realizador.

Anónimo disse...

Falta Lisboa...com esta crise deve tar a super saldos