quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dois livros importantes

Na Fnac deparei-me com uma pequena bancada de livros, editados já há alguns anos, com 20% de desconto. Nada de anormal, não fosse o caso da referida bancada disponibilizar dois dos mais importantes e influentes títulos do século XX ao nível das ideias políticas, sociais, filosóficas e culturais: "A Sociedade do Espectáculo" do situacionista Guy Debord e "A Desobediência Civil" do filósofo Henry David Thoreau.
Dois livros que, cada um à sua maneira, preconizaram uma nova visão da sociedade (o do Guy Debord foi o livro de mesa de cabeceira dos agitadores do "Maio de 68") e do homem, refutando leis e valores que instigaram a sociedade à obediência cega e agitando mentalidades instituídas. Ambos os livros defenderam a justiça, os direitos das minorias e a liberdade como valor universal e inalianável. O livro de Thoreau, apesar de ter sido escrito no final do século XIX, mantém uma espantosa actualidade. E o livro de Debord, lançado na erupção revolucionária dos anos 60, continua a desafiar a cultura do espectáculo e a agitar consciências adormecidas.
Dois títulos, baratos, altamente recomendáveis à venda na Fnac.

3 comentários:

C. disse...

Desconhecia a edição do Debord (já por diversas vezes tinha pesquisado, mas este título continuava em falta)- Agradeço a informação.

Rolando Almeida disse...

A edição do Debord é uma reimpressão salvo erro deste ano. A Antígona está em promoção na Fnac, qualquer livro deles tem esse desconto.

PortoMaravilha disse...

Ola',

Yes :-)

Não existem em ed de bolso esses textos?

Nuno