quarta-feira, 4 de julho de 2012

Jake LaMotta imortal

Ontem revi no Canal Hollywood o sublime "Raging Bull" (1980) de Martin Scorsese. É sempre um prazer rever um filme tão superiormente realizado e interpretado. Robert De Niro e Joe Pesci têm, de facto, os papéis das suas carreiras nesta louca ascensão e queda do pugilista Jake LaMotta
Isto para dizer que, na minha mais sincera humildade, julgava que o verdadeiro Jake LaMotta já tinha falecido, uma vez que se tornou profissional do boxe no longínquo ano de 1941! 
Quando fui efectuar uma rápida pesquisa no Google para saber a data da morte, eis que fui colhido de total surpresa: Jake LaMotta está bem vivo aos... 90 anos de idade! 
Mais: não só está vivo como ainda "pratica" pugilismo. Quer dizer, simula que pratica pugilismo, uma vez que, com a idade que tem, pouco mais faz do que movimentar (com esforço) os braços numa vã tentativa de pose à boxeur. Seja como for, é de louvar a atitude pro-activa desta verdadeira lenda do pugilismo mundial que ficou imortalizada no magnético filme de Scorsese.

Sem comentários: