quarta-feira, 11 de julho de 2012

Seamus Murphy e PJ Harvey

Depois de conhecer o trabalho do fotógrafo Seamus Murphy numa exposição, PJ Harvey convidou o artista para realizar os vídeos de todas as doze canções deo álbum “Let England Shake” (2011). Seamus não possuía nenhuma experiência com vídeos ou música, mas aceitou o desafio. Com experiência na reportagem fotográfica de áreas de conflito actual (sobretudo Médio Oriente), o fotógrafo foi escolhido para realizar um complemento visual ao magnífico disco de Polly Jean Harvey. Seamus Murphy nasceu em 1959 na Irlanda e actualmente vive em Londres. Durante duas décadas foi fotojornalista na Europa, Médio Oriente, Ásia, África e América Latina.
Inspiradas em cada uma das 12 composições do disco de PJ Harvey, Seamus Murphy realizou uma curta-metragem de complemento visual à música. Os filmes contêm imagens de uma viagem de carro feita por Seamus Murphy um pouco por toda a Inglaterra, procurando retratar alguns aspectos do país, bem como situações reais e espontâneas no contacto com as pessoas e as suas vidas. Desta forma, estes dois artistas colaboraram em conjunto para criar algo diferente e que pudesse mostrar a visão de ambos sobre o país e o povo inglês, numa série de mini filmes inspirados nos temas de “Let England Shake“. São retratos bastante intuitivos, envolvendo declamações de versos das canções, imagens da cantora e da sua banda a tocar, misturando imagens de uma Inglaterra bucólica, misteriosa e antiquada/moderna. Um acompanhamento que se funde de forma mágica e acaba por complementar o trabalho dos dois artistas de forma surpreendente.
O fotógrafo explica: “Eu fiz estas doze curtas-metragens para acompanhar as doze músicas de PJ Harvey, mas nunca quis interpretar o álbum, mas sim captar qualquer coisa da sua atmosfera e da sua força. Quis olhar para o enigma da Inglaterra, para a sua mentalidade e a sua difícil relação com a história do passado. Fi-lo como uma viagem que se tornou numa espécie de diário de paisagens e de sensações”. Não sei se Seamus Murphy, essencialmente fotógrafo, irá no futuro continuar a trabalhar como realizador depois desta experiência. Mas nada surpreenderia que assim fosse, dada a qualidade plástica do trabalho já consumado.
-----
Todos os 12 pequenos filmes estão editados em DVD e publicados no Youtube. De toda a série de curtas-metragens, a minha favorita é esta:

Sem comentários: