sexta-feira, 1 de junho de 2012

Tarantino style

O cinema de Quentin Tarantino está cheio de referências cinéfilas. O seu estilo visual é um "melting pot" de múltiplas influências vindas dos mais respeitados cineastas de culto dos anos 60 e 70. O próprio realizador afirma que a sua formação como realizador deveu-se à sua militante frequência de salas de cinema independente nos EUA, assim como quando era empregado de um videoclube, que lhe permitiu ver centenas de filmes de série B (ainda em formato VHS). 
No "Kill Bill Vol. 1" há uma sequência de 2 minutos deveras espantosa (ver abaixo) que revela o domínio perfeito de Tarantino na mise-es-scène e na realização: o grupo japonês feminino "The 5678's" começa a tocar um irresistível rock'n'roll enquanto Uma Thurman se prepara para o ataque final. Veja-se o extraordinário movimento de câmara durante todo este plano-sequência: a câmara desliza com extrema suavidade atrás das personagens e eleva-se no ar como se desafiasse as leis da gravidade. Nesta sequência magnificamente filmada, Quentin Tarantino presta clara homenagem (há quem diga antes plágio) ao célebre plano-sequência de abertura do filme "A Sede do Mal" de Orson Welles, que pode ser visto aqui.
Mesmo considerando esta referência directa ao filme de Welles, não é por isso que Tarantino deixa de ser um cineasta talentoso e de notável imaginação estética.

2 comentários:

Sam disse...

Definitivamente!

Cheguei a destacar esta cena num post sobre planos-sequência: http://sozekeyser.blogspot.pt/2009/03/5-momentos-memoraveis.html

Cumps cinéfilos.

O Narrador Subjectivo disse...

É um plano fantástico.