segunda-feira, 21 de maio de 2012

Michael Shannon


É oficial: Michael Shannon é um actor por-ten-to-so. Incrivelmente dotado, de uma expressividade física e emocional sem paralelo na sua geração de actores. Já tinha ficado impressionando com a sua performanfe no filme "Bug" (2007) de William Friedkin, magnífica e inquietante obra sobre a paranóia da segurança nos EUA. Em 2011, no brilhante filme "Take Shelter" (acabou de estrear em Portugal), do jovem realizador Jeff Nichols, Michael Shannon supera-se a si próprio e não encontro palavras para adjectivar a sua actuação. O que me leva à pergunta intrigante: como é possível a Academia de Hollywood ter ignorado este desempenho e não ter nomeado Shannon para a categoria de Melhor Actor nos Óscares 2011?
Michael Shannon tem, no filme de Jeff Nichols, uma interpretação que provoca arrepios. Ele é Curtis, homem bom e comum da América profunda (Ohio), que ama a sua família mas que começa a ser atormentado com visões e alucinações apocalípticas. Durante todo o filme, Shannon revela uma impressiva capacidade de expressar a angústia devastadora que Curtis sente ao lidar com o problema. Nos mais pequenos olhares (e que olhar tem Shannon!), na forma pausada como gesticula e fala, Curtis é um homem torturado pelo medo de perder-se e perder tudo à sua volta. Não seriam todos os actores que conseguiriam expressar tamanha confusão psicológica e emocional de uma personagem complexa como Curtis. Mas Michael Shannon consegue esse extraordinário feito de convencer o espectador. E só com grandes qualidades é que tal se consegue.
Quanto ao filme propriamente dito, voltarei a ele brevemente, sendo que adianto, desde já, que é um forte candidato aos melhores filmes do ano (apesar de ser de 2011).

5 comentários:

leydeeburd disse...

Desde o "baile" de representação que deu em Revolutionary Road nunca mais o perdi :)

leydeeburd disse...

Ah e também é grande na série Boardwalk Empire.

Unknown disse...

É bem lembrado essas duas interpretações: "Revolutionary Road" e na série "Broadwalk Empire"!

Hugo disse...

Realmente Shannon é um grande ator que há alguns anos tem bons papéis de coadjuvante.

Seu papel na série "Boardwalk Empire" é fantástico.

Abraço

Anónimo disse...

Desde quando a "Academia de Hollywood" nomeia os melhores?

Tu não existes.