terça-feira, 20 de março de 2012

Brincar ao cinema mudo


Com a tecnologia existente é hoje possível realizar tarefas que eram inimagináveis há apenas meia dúzia de anos atrás. Como por exemplo, fazer um pequeno filme sem recurso a máquinas de filmar profissionais e técnicos especializados. Com um Smartphone bem artilhado é já suficiente para realizar filmes. Prova disso é a primeira longa-metragem, de título “Olive”, realizada integralmente com um telemóvel Nokia N8 que vai estrear brevemente em 2012 nas salas de cinema nos EUA. Sem querer ser tão ambicioso quanto a este feito, a verdade é que qualquer pessoa pode brincar ao cinema recorrendo aos (cada vez mais) potentes e avançados programas de filmagem e edição de imagens.

É o caso do programa “Silent Film Director”, um software barato que se adapta a qualquer equipamento Apple (iPhone, iPad, iPod - via AppStore) ou smartphone com sistema Android instalado. Trata-se, simplesmente, de uma aplicação extremamente simples e intuitiva de trabalhar. É possível filmar qualquer sequência de vídeo (de preferência uma sequência curta mas filmando em HD), e depois editá-la recorrendo a efeitos visuais que remetem para a estética do cinema mudo dos anos 1920 (tão popular agora por causa do sucesso do filme “O Artista”), ou para o “home vídeo” dos anos 60, a tonalidades sépia, a preto e branco, em “slow motion”, etc. É possível também definir a velocidade do vídeo, a definição de imagem, colocar legendas, montar e aplicar pequenos efeitos visuais. Convém dizer que a aplicação já traz incluída música de piano para acompanhar os vídeos (da autoria do compositor profissional Kevin MacLeod) no verdadeiro estilo das comédias burlescas dos anos 1920.

No fim, o que resultar da experiência, o realizador amador poderá partilhar nas redes sociais ou disponibilizar o projecto na galeria “Show Time”: um sítio na internet onde os utilizadores de todo o mundo publicam vídeos de um minuto para qualquer pessoa ver (e classificar). E é incrível constatar como em apenas um minuto existem tantos vídeos criativos e com ideias bem interessantes (alguns recorrem a montagens de sequências de cinema conhecidas, mas devidamente montadas e alteradas). As características de “Silent Film Director”, apesar de obviamente limitadas e amadoras, são suficientes para proporcionar momentos de puro divertimento a “brincar ao cinema”!
-----
Eis um simples exemplo da utilização do "Silent Film Director" que um alguém fez a propósito do lançamento do iPad 2:

Ver aqui a review sobre o funcionamento deste programa.

Sem comentários: