sábado, 11 de fevereiro de 2012

HAL 9000

O escritor Arthur C. Clarke sabia o o que estava a fazer quando escreveu "2001 - Odisseia no Espaço". Por seu lado, o realizador que adaptou a referida obra de Ficção Científica, Stanley Kubrick, sabia igualmente o que estava a filmar.
O filme, magna obra de arte de Kubrick, retrata duas viagens: a espacial, pelo espaço sideral, o cosmos infinito, e a viagem interior, pela mente do homem (suas memórias e desejos). Uma viagem maior do que a vida.
Em "2001 - Odisseia no Espaço", a personagem principal acaba por ser um... computador. Estávamos em 1968, muito longe ainda da erupção tecnológica e informática da era actual. HAL 9000, de seu nome, esse computador central sofisticado, representado por uma brilhante luzinha vermelha, tinha a capacidade de falar naturalmente (voz do actor canadiano Douglas Rain), controlar o funcionamento da nave espacial, monitorizar todos os movimentos humanos, detectar as emoções humanas, apreciar manifestações artísticas e tomar decisões tidas como racionais e inteligentes. Apesar de programado para obedecer à voz humana, Hal 9000 acaba por ganhar vontade própria e aniquilar a vida humana.
Aparentemente, revoltou-se contra o seu criador. Perante a ameaça do computador, quando o astronauta Dave Bowman precisou desactivar HAL 9000, entrou numa sala central vermelha e retirou-lhe os seus módulos de memória um a um (na imagem). Esses módulos eram todos totalmente transparentes (entretanto, a realidade apanhou a ficção: desde 2008 que os módulos de memória transparentes se tornaram reais. Pesquisadores do Instituto KAIST, na Coreia do Sul, construiram o primeiro módulo de memória totalmente transparente).
Desde o advento massivo da era informática na sociedade moderna que a sombra do super-computador HAL 9000 tem pairado no ar. Tornou-se um ícone da tecnologia e da cibernética, uma referência da cultura digital das últimas décadas. Muito se escreveu e disse sobre o significado deste computador (até ensaios filosóficos), mas uma coisa é certa: para Kubrick, HAL 9000 representava o pico da evolução humana e tecnológica, contranstando com o nascer da alvorada do domínio tecnológico dos primatas - representada com a célebre sequência inicial da manipulação dos ossos.
-----
Desde há três anos que existe um projecto denominado The HAL 9000 Project, que explora a dimensão do computador no filme "2001 - Odisseia no Espaço", assim como disponibiliza informações, imagens, curiosidades e screensavers do mais famoso computador ficcional de toda a história do cinema.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse HAL-9000 tem um "amigo" similar, é o SAL-9000 do filme que é continuação dele, é o filme 2010: O Ano que Faremos Contato, neste outro filme é de 1984 e nele é explicado porque HAL-9000 assassinou toda a tripulação da nave.

Sheyna A. A. disse...

Que bacana seu comentário adicional!