domingo, 26 de setembro de 2010

Grandes Filmes Frustrados - 6: Lars Von Trier e "Holocausto"

A HISTÓRIA: em finais dos anos 90, o realizador Lars Von Trier tinha como projecto central um filme sobre o Holocausto. Os produtores associados ao projecto deram luz verde ao cineasta dinamarquês mas quiseram conhecer os pormenores do mesmo.
Von Trier escreveu um guião com todos os detalhes e nele defendeu um hiper-realismo total. Queria impor um conjunto de condições indispensáveis para trabalhar e dar o máximo realismo ao filme: desde logo, a construção de um campo de concentração que seguisse fielmente os planos dos nazis; queria também um período de seis semanas no qual os actores viveriam no campo quase nas mesmas condições extremas que os prisioneiros à época da 2ª Guerra Mundial.
CONCLUSÃO: Obviamente, os produtores ficaram assustados com a megalomania do realizador e os actores convidados recusaram trabalhar num filme que exigisse tamanho sacrifício real. Conhecendo a obra de Lars Von Trier, só posso imaginar um filme absolutamente apocalíptico...

4 comentários:

Flávio Gonçalves disse...

Oh, e agora que partilhado, que grande frustração para os fãs!

Luís Mendonça disse...

Mas olha que esse não é o maior "projecto frustrado" de Trier.

Ora espreita: http://www.lesinrocks.com/cine/cinema-article/article/lars-von-trier-abandonne-son-projet-fou-dimension/

pseudo-autor disse...

Falem o que quiser desse senhor, mas que ele é um realizador cinematográfico como poucos, disso não tenho a menor dúvida.

Cultura na web:
http://culturaexmachina.blogspot.com

Pedro Teixeira disse...

Também não sabia disto, é realmente uma pena.