sexta-feira, 18 de junho de 2010

O início de "Donnie Darko"

O filme "Donnie Darko" (2001) de Richard Kelly é um dos melhores filmes independentes da última década, tendo-se tornado num autêntico fenómeno de culto. Com um notável e original argumento, Richard Kelly realizou um filme que é uma belíssima peça de relojoaria surreal sobre os tormentos de um adolescente (um jovem Jake Gyllenhaal) que tem visões de um coelho gigante que o força a cometer crimes (metáfora para os problemas de personalidade e de adaptação social da adolescência). Obra com narrativa bizarra mas altamente sugestiva, não admira que tenha sido comparado com outro filme bizarro - "Mulloland Drive" de David Lynch, estreado também em 2001.
"Donnie Darko" tem um início de filme fulgurante, no qual a fotografia, os movimentos de câmara (montanha, bicicleta) e a música (inesquecível "Killing Moon" dos Echo & The Bunnymen) compôem um quadro audiovisual perfeito durante os primeiros 4 minutos de filme.

8 comentários:

Supersonic-Man disse...

¿Echo and the Bunnymen?

::Andre:: disse...

Um post destes sobre um momento particular de tão belo filme só podia pertencer a este bulogue. Abençoado sejas!

Valter disse...

the killing moon só foi utilizada na versão original do filme, nesta versao (director's cut acho eu) utilizaram a música dos INXS "tearing us apart"

::Andre:: disse...

Recentemente vi um trailer em pleno cinema que usava o Killing Moon. Alguém?

Unknown disse...

A versão que vi no cinema e que tenho em DVD tem o "Killing Moon"! Desconheço qualquer outra versão com outra música...

Tradux disse...

E algures durante o filme, numa festa, ouve-se a Love will tear us apart dos Joy Division.

Valter disse...

Vais-me desculpar mas como podes desconhecer outra versão se tu mesmo postaste outra versão? Essa versão aqui postada é a versão dos INXS "tearing us apart", ora atenta nas letras em relação a esta: http://www.youtube.com/watch?v=ZhL6IxLPfQo

esta versão sim, com a musica dos Echo "killinh moon"

Tradux disse...

http://www.youtube.com/watch?v=1xTQXmEKT4I

Aqui está a parte que falei.