terça-feira, 5 de janeiro de 2010

3 novidades sobre "Avatar"

1.
"Avatar" está a arrasar na bilheteira com mais de mil milhões de euros de receita até à data. Quando sair em formato DVD, daqui a uns meses, vai arrasar ainda mais. É que, segundo conta o jornal inglês Telegraph, na edição em DVD vão surgir cenas de sexo alienígena entre Jake Sully e Neytiri, os protagonistas principais. Segundo a actriz que interpreta a nativa do planeta Pandora, Zoe Saldana, a versão para cinema não inclui as referidas cenas de sexo porque se dirigia a um público familiar. A intenção parece digna, mas implica uma pergunta: e esse "público familiar" não terá acesso, com desarmante facilidade, ao conteúdo do DVD?
Quanto a mim, esta opção da inclusão das cenas de sexo no DVD cheira-me a manobra de marketing bem orquestrada, para incrementar as vendas do produto.
2.
Entretanto, para quem quiser aprender a língua inventada Na'vi poderá aceder ao site learnnavi.org, que ensina o vocabulário e a gramática criada especialmente pelo linguista Paul Frommer, da Universidade da Carolina do Sul.
3.
Surge uma corrente de opinião (fomentada por certa imprensa e produtores de cinema) que "Avatar" e "The Hurt Locker", de Kathryn Bigelow, poderão ser nomeados à categoria de Melhor Filme para a próxima cerimónia dos Óscares. Independentemente dos juízos de valor sobre as eventuais diferenças de qualidade entre ambos as fitas, a curiosidade seria o duelo entre dois realizadores - Cameron e Bigelow - que já foram... casados.

7 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Pereira disse...

Das 3 novidades desconhecia essa do site da linguagem dos Na'vi.... pega então lá esta:

http://naviblue.com/


As outras duas são certezas absolutas, o duelo entre a Bigelow e o Cameron vai acontecer (Cameron visualizou o filme da Bigelow em sessão privada muito antes de o filme se tornar conhecido)

De todas as ex-mulheres do Cameron, esta é a que ele se dá melhor :)

Bruno Ramalho disse...

Muit interessante, obrigado aos 2 pelos sites :D

Ana Paula Sena disse...

Sem dúvida, coisas muito interessantes nos conta.

Vou estar atenta a tudo isto. Por ora, ainda não vi o filme.

Gostei muito de conhecer o seu espaço :)

Wellvis disse...

Li num blogue que a academia ja tem dez candidatos previstos para os cinco lugares (porque ha 20 anos que coincidde com os premios do Actors Guild) e parece que 'Nine' vai ficar de fora e estes dois entram sim. Eu pessoalmente, nao gostei de Hurt Locker.

PortoMaravilha disse...

Para se ter a "certificação" de prof de cinema em França é preciso conhecer de fio a pavio 139 filmes.

Falei ante-ontem com dois colegas profs de cinema que deixaram entrever que Avatar poderia ser o 140º.

Não só porque é um palimpseste da história do cinema , como também da humanidade.

Algo que me tinha escapado e se o paneta Pandora não fosse mais que a retransposição do mundo submarino ?

Nuno

it was RED - Para quem gosta de cinema disse...

Excelente jogada de marketing acrescentar um tempeiro sexual a obra. Se a versão para o cinema considerasse o lado sexual inerente a todo indivído, ela teria me agradado mais, afinal, nada é mais falso do que um homem que está completamente paralisado da cintura para baixo e supera suas deficiencias encarnanado em um humanóide ignorar a ressurreição de seu pênis.