quarta-feira, 22 de julho de 2009

O intelectual na praia

A revista Ler de Julho é especialmente interessante por vários motivos: pela irresistível entrevista a Vasco Pulido Valente (voltarei a ela mais tarde) ou pela lista dos 10 livros que Ricardo Araújo Pereira gostaria de ter editado. Como não podia deixar de ser, a Ler dedica uma secção aos livros de Verão e, especificamente, aos intelectuais na praia. E conta assim:

“Pois, a praia e o fio dental também são relevantíssimos para a formação do espírito cerebral, filosófico e literário. Mas atenção: antes de pisar os escaldantes areais com o Rorty debaixo do braço, o intelectual deve saber comportar-se entre gente que adopta o topless como regra e não faz a mínima ideia de quem é o Rorty. Vamos ensinar o intelectual a ir à praia:

Regra 1 – É importante tirar as calças e as meias.

Regra 2 – Não saber nadar é um pormenor. Nem no mar podemos ser todos o Camões.

Regra 3 – Em caso de esquecimento do guarda-sol, há sempre a hipótese de usar um catalogo da Gulbenkian.

Regra 4 – O factor 50 normalmente não é suficiente. É preciso ir mais longe na protecção. O intelectual copo de leite deve inclusive pedir uma burka emprestada ao Chomsky.

Regra 5 – A ser perturbado por um prurido ou um ataque de pânico, é favor recordar Hemingway, que ia à caça. Saramago, que vive nas Canárias. E Lobo Antunes que, por pirraça, um dia vai viver para Ibiza."

Sem comentários: