segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sokurov, Gus Van Sant e Danny Boyle


O Metacritic é um site de referência no âmbito do cinema e música, sobretudo, pelo facto de congregar dezenas de críticas de jornais e revistas especializadas. Perante a classificação de cada jornal relativamente a um determinado filme, o Metacritic elabora uma média de pontuação, estabelecendo um ranking das melhores e piores recensões críticas.
Ao passar por lá fiquei surpreendido com o filme que está entre os primeiros do top da melhor classificação: “Alexandra” do russo Alexandre Sokurov, com 85% numa escala de 100%. Este belo filme só é superado pelo “Slumdog Millionare” de Danny Boyle, com apenas mais um ponto percentual. Em terceiro lugar, surge “Milk” de Gus Van Sant com 84%. Não deixa de ser curioso o facto de três filmes tão distintos entre si disputarem a liderança crítica da imprensa mundial. Na minha humilde opinião, sou dos que acho o "Slumdog Millionaire" um objecto cinematográfico perfeitamente sobrevalorizado, muitos furos abaixo do arrojo estético da proposta do filme de Sokurov ou até de Van Sant.
Ver aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Só uma correcção: Aleksandra, Slumdog Millionaire e Milk disputam a liderança da crítica norte-americana, não da mundial. Seria interessante se o Metacritic evoluísse na direcção de congregar críticas de países diversos em doses semelhantes.

Abraço

Unknown disse...

Fábio: tens razão.
Obrigado pelo esclarecimento.