domingo, 5 de abril de 2009

Hora de dizer "Corta!"

A violência doméstica é um drama quase diário, em Portugal como no mundo, com consequências psicológicas, sociais e emocionais devastadoras para as vítimas. E é um fenómeno quase silencioso, com a vergonha e medo das vítimas a servirem de débil forma de defesa perante a violência física e/ou psicológica. A cada duas semanas, em Inglaterra, duas mulheres morrem em consequência da violência infligida por maridos e namorados. Em Portugal e na Espanha, o drama não é de menores proporções...
Como forma de sensibilizar a população para este flagelo social, surgiu há dias uma campanha de sensibilização e prevenção da violência doméstica. A conhecida actriz Keira Knightley é a protagonista dessa campanha publicitária, lançada quinta-feira no Reino Unido pela associação britânica "Woman's Aid", para alertar a população mundial sobre a dimensão social da violência contra as mulheres.
O vídeo da campanha, intitulado "Cut", é realizado por Joe Wright, o mesmo que fez o filme "Expiação" (também com a actriz), e a mensagem é crua e nua. A actriz chega a casa depois de umas filmagens, e pressente-se no seu rosto o medo pelo confronto eminente com o marido. As marcas da violência estão espalhadas pela casa, e a mulher é apenas mais um objecto sobre o qual o marido descarrega a fúria, frustração e raiva. A realidade parece fundir-se com a ficção, porque vemos a câmara mover-se para trás em carris enquanto observamos as agressões físicas do homem sobre a mulher. As imagens terminam com uma pergunta: "Não seria tempo de alguém gritar 'corta'?!". Nada mais certo.
Em suma, saúda-se a disponibilidade da actriz Keira Knightley em se associar a esta importante campanha de sensibilização.

1 comentário:

Nelson Magina Pereira disse...

Diria até que é o melhor trabalho desta dupla. O jogo que aqui se faz entre o ficcional a realidade e o público é soberbo. Knightley é bem directa quando nos diz, dizendo-o também para à equipa de filmagens (que afinal nem lá está) que aquela encenação (?) não estava no argumento, sim, esse argumento escrito por duas pessoas quando decidem iniciar uma vida em conjunto. Mensagem sublime, metáfora perfeita.