sexta-feira, 20 de março de 2009

Francis Ford Coppola, 1963


A década de 1960 foi extremamente pródiga no que diz respeito à produção do cinema de terror, período esse marcado por dezenas de filmes de baixo orçamento, mas com qualidades que marcaram para sempre a história do género. Um dos maiores nomes dos anos 60 associado ao cinema de terror de série B foi Roger Corman. Este realizador apoiou, por seu turno, vários outros cineastas a revelarem o seu talento. Foi o caso de Francis Ford Coppola, que em 1963 realizou o seu primeiro filme – “Dementia 13” – com o apoio e colaboração de Corman. “Dementia 13” é um filme de terror clássico de baixo orçamento, filmado a preto e branco na Irlanda, cenários com castelos góticos e mortes violentas (para a época).
No início dos anos 60, o realizador de “O Padrinho” assinava somente como Francis Coppola, sem o nome intermediário “Ford”, que passou a usar somente mais tarde, a partir de seus filmes seguintes. As semelhanças entre “Dementia 13” e o clássico de terror “Psycho” (1960), realizado três anos antes pelo mestre Alfred Hitchcock, são óbvias, mas o primeiro filme de Coppola, mesmo não sendo uma obra-prima do cinema, tornou-se num filme de culto do género e numa obra única dentro da filmografia de Coppola.
O filme pode ser visto integralmente aqui.

4 comentários:

Pedrita disse...

esse do coppola não vi. beijos, pedrita

Filipe Machado disse...

Também não, nunca tinha ouvido falar...

Coldsector disse...

Fiquei bastante surpreendido com este teu post Victor, nunca tinha ouvido falar que o Coppola tinha realizado filmes de terror da série B, fiquei curioso agora, a ver se vejo o filme com no link que forneces.

Unknown disse...

Pois, na verdade não é muito conhecido o facto de Coppola ter começado a sua carreira com um filme de terror série B apadrinhado por Roger Corman. Vale a pena ver para "Dementia 13" e atestar acerca da primeira realização a sério de Coppola, ainda que não seja uma grande obra de cinema.