quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Hemingway no cinema (entre outros possíveis)


A indústria de Hollywood continua obcecada com remakes e "filmes trigémeos". O que está mesmo a dar é adaptar ao grande ecrã a vida de personalidades famosas, sobretudo oriundas do mundo das artes e do espectáculo. A notícia mais recente tem a ver com a concepção de um filme biográfico sobre a vida do escritor Ernest Hemingway (1899 - 1961). É mais uma figura das artes controversa que teve uma vida pessoal e profissional atribulada, elementos que enriquecem sempre um filme (já para não falar do facto de Hemingway se ter suicidado). Mas este filme sobre o Prémio Nobel da Literatura arrisca-se a entrar no rol dos gémeos ou trigémeos, já que existem outras produções em andamento sobre a vida do autor de "O Velhor e o Mar". Em 1996, o realizador Richard Attenborough já tinha feito uma adaptação ao cinema da vida de Hemingway, mas o filme concentrava-se apenas num período da juventude do escritor.
Se pudesse sugerir vidas de artistas para serem adaptadas ao cinema, eis alguns nomes que escolheria (que poderiam, ou não, resultar em filmes interessantes):
Estrangeiros:
- James Joyce
- Mishima
- Malevitch
- Nietzsche
- George Orwell
- Magritte
- John Cage
- Bokowski
- Marquês de Sade
- Frank Zappa
- Antonin Artaud
- Luís Buñuel
- Man Ray
- Jacques Brel
- William Burroughs
- Boris Vian
- Jack Kerouac

Portugueses:
- Almada Negreiros
- Mário de Sá-Carneiro
- Luiz Pacheco
- Amadeo de Sousa Cardoso
- Fernando Pessoa
- Mário Cesariny
- António Variações
- Adolfo Luxúria Canibal

Agora é só imaginar um realizador adequado para cada levar ao grande ecrã a vida de cada um destes nomes...

4 comentários:

Anónimo disse...

É suposto ir haver um filme sobre o Variações, embora parece que há desentendimentos entre o produtor e o realizador.

Anónimo disse...

Allô allô


O Naked Lunch, versão do Cronenberg, pode servir de biografia do Burroughs. O livro em si já tem traços autobiográficos - todos os têm é certo, mas este em particular - e até tendo em conta que o resultado final teve a benção do próprio Burroughs, prefiro ver este filme como a biografia em filme defacto do Burrouhgs, por oposiçao a algumas mais manhosas que por aí apareçam. Há uma merda com a Courtney Love a fazer de mulher de Burroughs e do Suderland (o tipo que faz o 24 que agora me falha o primeiro nome - confundo sempre pai com filho) a fazer do próprio Burroughs que deve ser a coisa mais deplorável que vi na vida.


Também assino por baixo uma biografia do Antonin Artaud, do qual ando a ler o Teatro e o seu duplo (presumo que seja este o título em português) e a achar absolutamente essencial.


(E só a ideia de uma biografia do Adolfo em cinema já em si já é surreal.. hehe)

Unknown disse...

Sim, o Naked Lunch pode ser considerado uma espécie de adaptação biográfica (alucinada, é certo) de William Burroughs. Agora o que não sabia é que o Kiefer Sutherland já tinha interpretado o Burroughs!

manuel a. domingos disse...

Sobre Charles Bukowski há dois filmes: Factotum (com Kevin Bacon) e Barfly (com Mickey Rourke e argumento do próprio Bukowski). Embora sejam sobre o seu alter-ego Henry Chinaski, é o mesmo que dizer que são sobre ele.