domingo, 1 de fevereiro de 2009

Francis Bacon e os papas do horror


O quadro da esquerda foi pintado, em 1659, por Diego Velázquez e a figura representada é o Papa Inocêncio X. Quatro séculos mais tarde, em 1953, o pintor Francis Bacon baseou-se na obra de Velázquez para pintar o quadro da direita, a que deu o título de "Study After Velázquez's Portrait of Pope Innocent X", um impressionante retrato do grotesco a que nos habituou a obra de Bacon. De resto, Francis Bacon pintaria ao longo dos anos, uma série de quadros inspirados nos retratos de papas, com particular incidência neste de Velázquez. Bacon é, quanto a mim, um dos mais singulares e expressivos pintores da segunda metade do século XX e a sua pintura grotesca e quase animalesca sempre me impressionou.
Apesar de um certo horror gráfico dos papas de Bacon, o pintor sempre disse que nada tinha contra a figura papal. Mas a verdade é que as pinturas de Bacon emanam imagens de perturbante disformidade e violência expressiva. Ao lado dos gritos em decomposição de Bacon, "O Grito" de Edvard Munch parece retratar um bebé chorão (uma comparação forçada, mas compreensível).
Agora, um dos melhores museus do Mundo, o Prado de Madrid, vai dedicar uma excepcional retrospectiva à obra única de Francis Bacon. A exposição começa no dia 3 de Fevereiro e termina a 19 de Abril e vai exibir, para além de muitas outras facetas da obra de Bacon, toda a série de retratos papais de Francis Bacon. Um primor, portanto.
Já há TGV para Madrid?...

1 comentário:

Poppe1 disse...

Não há tgv mas há low costs a pedir só 50 euros.
Fica mais barato do que ir ao porto.

um abraço