quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

U2 e as capas de discos


E por esta ninguém esperava! O que une e distingue estas duas imagens? Ambas correspondem a capas de discos baseados numa mesma fotografia do fotógrafo e designer japonês Hiroshi Sugimoto. A capa de cima corresponde à capa do álbum "Specification Fifteen", disco de música electrónica ambiental do duo Taylor Deupree y Richard Chartier. Foi editado em 2006. A imagem em baixo foi divulgada há dias como sendo a futura capa do novo e muito aguardado disco dos U2 - "No Line on The Horizon".
Qual a diferença com a capa de cima? Aparentemente, Sugimoto acrescentou apenas as duas barras horizontais no centro da fotografia, e pronto. Quem ficou surpreendido e maravilhado com o design gráfico minimalista e abstracto desta capa dos U2, terá agora motivos para ficar ainda mais perplexo perante esta flagrante falta de originalidade. Ainda nenhuma das partes envolvidas neste processo criativo (músicos e fotógrafo) veio a terreiro explicar este estranho acontecimento. No entanto, já circulam pela net acusações veladas de auto-plágio de Sugimoto e de displicência criativa dos próprios U2. Agora só esperemos que este processo de pouca transparência não seja transposto para o conteúdo do disco, ou seja, para a música...

2 comentários:

Anónimo disse...

Claro que é cópia. Por isso é que a capa dos U2 tem o sinal de igual! :-p

Stalker disse...

Atenção que o Sugimoto tem a mania de tirar fotografia com longuíssimas exposições o que pode significar que são fotos muito diferentes, apenas para um olhar muito cultivado.
;-)