sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O disco de homenagem de Genesis


Genesis P. Orridge (à esquerda na imagem) é uma das figuras mais carismáticas e provocadoras da cena musical experimental. Pelo menos desde que criou os Throbbing Gristle, subversiva locomotiva sonora dos anos 70 que inaugurou uma nova fase da música industrial e noise. A polémica instaurada pelos Throbbing Gristle foi deveras radical, uma vez que, para além da agressividade sonora, exploravam temas como prostituição, ocultismo, serial killers, imagens de campos de concentração Nazi e pornografia. Mais tarde, no início dos anos 80, Genesis P. Orridge criou os não menos importantes e controversos Psychic TV, projecto musical mais acessível mas não menos experimental, laborando numa área algures entre o rock, a electrónica, o punk e o psicadelismo (a vídeo-arte também tem sido disciplina abordada pelo grupo). Os Psychic TV colaboraram com a nata dos músicos e grupos de vanguarda dos anos 80, como os Coil, Hafler Trio, Current 93, Boyd Rice, Stephen Kent, o realizador Derek Jarman, entre muitos outros.
Genesis P. Orridge, com a sua assumida transexualidade (implantou uns seios e veste-se de mulher) é um músico acusado de sofrer de paranóia e de diversas perversões do foro psiquiátrico. Mas não é por isso que deixa de ser uma figura enormemente criativo nos projectos onde se mete (que têm também a ver com a performance, a escrita e a instalação artística). Em 1993 casou com Lady Jaye P-Orridge (20 anos mais nova, à direita na imagem), teclista e cantora que acabou por colaborar com Genesis nos Psychic TV. Ambos formaram durante mais de uma década uma dupla inseparável, quase como se estivessem fundidos um no outro - o visual adoptado por ambos era praticamente o mesmo.
Em Outubro de 2007, Lady Jaye morreu repentinamente de ataque cardíaco (tinha 38 anos). Um ano depois, o viúvo Genesis P. Orridge dedica-lhe um disco intitulado “Mr. Alien Brain vs. the Skinwalkers - in Memoriam”. E o resultado é um dos mais belos e enigmáticos discos dos Psychic TV e pode ser descarregado aqui.

Sem comentários: