quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Os estranhos sons de Lovecraft

A relação entre a criação musical e a literatura é um campo que merece investigação aprofundada. Escasseia a produção ensaística à volta desta dialéctica, ao contrário da basta bibliografia existente sobre a relação entre a literatura e o cinema. Por isso foi reconfortante ter-me deparado no Google/Books com a edição integral de um livro editado há pouco mais de um ano que aborda a influência do escritor americano H. P. Lovecraft na produção musical dos últimos 40 anos. Como se sabe, H.P. Lovecraft é uma referência absoluta na literatura fantástica e de terror (também designada de gótica) do início do século XX. Influenciado profundamente pelo grande Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft escreveu, durante a sua curta vida, dezenas de livros recheados de paisagens oníricas de puro horror, fascinando a imaginação de milhares de leitores ávidos de emoções fortes. Criou dezenas de criaturas horrendas (mitos de Cthulhu), envoltos em histórias de grande criatividade fantasista.

Ora, este livro que encabeça este post - "The Strange Sound of Cthulhu: Music Inspired by the Writings of H. P. Lovecraft" de Gary Hill - é um fabuloso documento que demonstra quão influente foi a imaginação de Lovecraft no mundo da música, sobretudo, no mundo do rock psicadélico, gótico e metal. O universo fantástico do escritor teve profundo impacto em centenas de manifestações artísticas durante a segunda metade do século XX, enrainzado-se na cultura popular: do cinema à música, do teatro à televisão, da poesia à pintura, da banda desenhada e videojogos, até à própria literatura fantástica. Não é difícil perceber porque é que os mitos das criaturas bizarras e horrendas de Chtulhu influenciaram tanto a música de bandas como Cradle of Filth, Fields of the Nephilim, Metallica, Morbid Angel, entre dezenas de outras, como se pode constatar aqui. O universo negro e gótico destas bandas condizem na perfeição com a criação de mundos de horror de H.P. Lovecraft. Mas o livro vai mais longe do que estabelecer relações de causa e efeito; aborda ao pormenor o significado dos contos do escritor, disseca factos das sua vida (os seus constantes e tormentosos pesadelos) e explica as letras das bandas que reclamam a influência de Lovecraft. Na verdade, dificilmente terá havido outro escritor no século XX com esta capacidade de se eternizar no imaginário da cultura popular em geral, e no da música, em particular, como foi o caso de Howard Phillips Lovecraft.

O livro está disponível neste sítio.

4 comentários:

Impensamental disse...

Na adolescente li muitos, era o Quim p que era um grande fan, eu li muitos contos porque gostava.

Anónimo disse...

Entrementes de muita duração, as únicas maldições presentes nas acomodações para o cinematógrafo dos apólogos de H. P. Lovecraft foram os inerentes filmes, todos sem prerrogativa muitíssimo menores ao palpável original.

Jorge Silva disse...

http://atlantisaudioarchive.blogspot.com/2007/02/va-call-of-cthulhu-cassette-cthulhu-cr.html

Unknown disse...

Jorge: eu tenho essa edição numa cassete algures na garagem! Obrigado pelo link.
VA