quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A mesma fotografia (anos depois)





Estas quatro sequências de fotografias fazem parte de um projecto fotográfico nascido nos Estados Unidos denominado Colorwars 2008. A ideia é muito simples: qualquer pessoa escolhe uma fotografia sua de infância ou de adolescência e repete-a nos dias de hoje, tentando imitar, o mais possível, o momento da fotografia original - cenário, roupa, expressão, cor e local. Não será preciso dizer que não é válido utilizar truques de photoshop. O resultado acaba por ser interessante pela forma como se comparam as imagens separadas por (muitos) anos, o que remete também para uma reflexão sobre a angústia da passagem do tempo - pensamento recorrente quando revemos as nossas próprias fotografias antigas.
Há milhares de fotografias deste tipo no site, algumas sem cuidado nenhum na reprodução da foto original. Mas muitas outras fotografias parecem autênticos decalques da foto tirada muitos anos no passado, pela forma como está encenada e produzida actualmente. Os princípios básicos subjacentes ao projecto "Colourwars 2008" provam que a fotografia pode ser divertida, despretensiosa e criativa sem recurso a sofisticados tratamentos digitais. Qualquer pessoa pode submeter as suas fotos no projecto, necessitando apenas de um rápido registo. Ver o site aqui.

PS - a revista Sábado publica uma reportagem com o mesmo espírito do projecto Colorwars mas associado a figuras públicas (cantores, músicos e políticos).

Sem comentários: