quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Huxley sob o olhar de Scott


Durante uns meses foi um mero rumor. Agora parece que é oficial: Ridley Scott, o realizador de um dos mais significativos filmes de ficção científica de sempre - "Blade Runner" (1982) com base no livro homónimo de Philip K. Dick, vai adaptar para cinema outro clássico da literatura futurista - "O Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley. O cineasta revelou que foi Leonardo DiCaprio quem desafiou Scott a avançar com esta arriscada adaptação cinematográfica. O realizador de "Alien" e "O Gladiador" revelou que é um projecto ainda embrionário e de difícil adaptação, dada a complexidade da obra de Huxley.
Não admira esta apreensão do realizador, uma vez que "O Admirável Mundo Novo", livro originalmente editado em 1932, antecipou uma série de desenvolvimentos tecnológicos e sociais que são realidade presente, como a inseminação artificial, a neurolinguística, o predomínio da tecnologia sobre o conhecimento, a eutanásia, a prevalência do colectivo em detrimento do individual, o crescimento desumanizado do progresso científico e material, ou o poder do estado de pendor totalitário disfarçado de democracia. Huxley ficou famoso por essa criação de uma espécie de sociedade distópica, caracterizada por um regime opressivo, controlador e autoritário que elimina a identidade individual em prol de um suposto "bem colectivo". Um mundo altamente perigoso e distorcido, no qual valores como família, arte, ciência, liberdade ou cultura, são suprimidos em nome de um ideal comum propagandeado pelo estado controlador.
Lembro-me que li primeiro "1984" de Goerge Orwell e só depois li a obra de Huxley (que tem o segundo capítulo - "O Regresso ao Admirável Mundo Novo", menos interessante) e senti, em ambos autores, fortes conexões na crítica social e no modo de interpretar o mundo através da sátira política e de um fortíssimo sentido de antecipação histórica.
Agora que Ridley Scott vai adaptar um dos livros de ficção científica fundamentais da primeira metade do século XX, fica a pergunta: conseguirá o realizador perturbar-nos com esta adaptação cinematográfica com a mesma eloquência formal e estética com que o fez com "Blade Runner"?


4 comentários:

Miriam disse...

Tenho certeza que sim.Blade Runner foi, para mim um filme mudou um conceito de geração. Acredito que com esta obra prima da litertura ele consiga o mesmo.

Miriam disse...

Victor, adorei as fotos. Enviei o site para meus amigos verem. O site da Hiper foto de Paris é ótimo, porque podemos focar algumas janelinhas. Hehehe, mas estas que você enviou, são lindas demais.
Obrigada. Beijos.

Greenie disse...

Duvido que consiga atingir o nível do Blade Runner...anyway, já foi feito um telefilme nos us sobre o Admirável Mundo Novo e nem é mau de todo. Cheers

Jorge disse...

Sem dúvida que é um enorme desafio para o Ridley Scott. Também duvido que consiga ser tão bom como o Blade Runner mas, se conseguir não provocar demasiados danos à soberba versão literária, já será um sucesso.