terça-feira, 21 de outubro de 2008

Heavy Metal no... Iraque


Têm como inspiração bandas de metal como Slipknot, Slayer e Metallica, tocam desde 2001 e dão pelo nome de Acrassicauda (Black Scorpion). Podia ser a introdução para um texto sobre uma banda de heavy-metal de um grupo de miúdos dos subúrbios de uma grande cidade ocidental. Mas acontece que Acrassicauda é a única banda de heavy metal de... Bagdade. Foi apenas depois da queda de Saddam Hussein que os Acrassicauda começaram a conseguir mostrar o seu valor na difícil arte de tocar heavy metal num país culturalmente ultra-conservador e de raiz muçulmana. Com o fim do antigo regime iraquiano, a banda ainda pensou ser possível mostrar a sua música sem represálias e num ambiente de mínima tolerância. Acontece que rebentou a guerra, eclodiu o clima de terror com os atentados, a presença ameaçadora das tropas americanas e o medo solto nas ruas, factos que dificultaram ainda mais a sobrevivência da banda. Mas o sonho dos jovens músicos iraquianos manteve-se de pé, enfrentado ameaças de morte e condenações dos fundamentalistas religiosos.
O documentário "Heavy Metal in Baghdad" é o resultado desse percurso musical de abnegação e de dedicação total à causa da música. É a história da resistência e da preserverança contra dogmas morais e adversidades sociais numa capital a saque. Com realização de Eddy Moretti e de Suroosh Alvi e com produção executiva - pasme-se - do realizador de culto Spike Jonze, "Heavy Metal in Baghdad" foi seleccionado para o Festival de Cinema de Toronto e vai exibir-se em Barcelona na 6ª edição do muito interessante festival de Documentários Musicais InEdit Beefeater 2008.
Num estudo recente afirmava-se que os amantes de heavy metal eram pessoas sensíveis e delicadas (apesar das aparências). Acrassicauda pode muito bem ter sido a resposta destes jovens à brutalidade e à violência perpretados em Bagdade.


3 comentários:

Anónimo disse...

http://nocna-hudba.blogspot.com/2008/04/amon-tobin-live-prague-divadlo-archa.html

::Andre:: disse...

Excelente documentário. Também tem andado por alguns fests portugueses...

Unknown disse...

Obrigado Manuel pela dica!