domingo, 28 de setembro de 2008

Por que se suicida um escritor?


Já escrevi uma vez sobre artistas (poetas, escritores) que se suicidaram. Porque, como Albert Camus um dia asseverou, só há uma pergunta à qual a filosofia deve tentar responder: a raiz do suicídio - saber se a vida merece ou não ser vivida.
A propósito do suicídio, no passado dia 12 de Setembro, do escritor americano David Foster Wallace, o jornal espanhol El País publicou um excelente artigo no qual se aborda o suicídio de escritores ao longo da história e se tenta explicar (se é que há explicação possível) para o mistério fundamental no mundo das artes: por que se matam os escritores?. Aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

há sempre mundos nos mundos,e a nossa realidade profunda é consciencialismo puro. o mundo a nossa volta cada vez mais perto, cada vez mais longe do tal ser humano em regresso aos antigos lugares, a que serve não poder dar a nossa espreitadela do mundo a traves da nossa expressão, em risco de não ter memoria, por a causa da preocupação do dia a dia indecifrável como o caminho.

Rolando Almeida disse...

Já agora uma achega: tenho lido algumas vezes que Albert Camus escreveu um ensaio sobre o suicídio, mas tal não corresponde à verdade: o problema central do livro de Camus é o sentido da existência e não o suicídio.
abraços

Anónimo disse...

A vida é um risco, mas temos que a jogar, que temos nos a perder? nascemos de mãos vazias, moremos de cabeça cheia, não a nada a perder, vivemos....

Anónimo disse...

Cheira a carqueja é tão alta que não cabe na pequenez desta cidade.

Anónimo disse...

Preencher o vazio do corpo no deixar as coisas se fazer, observando. ficando no centro de nos mesmo, sem olhar nem para detrás nem para a frente, porque não vamos a nenhum lado, improvisamos o presente.