segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Hector Zazou



Há um nome comum a todos estes músicos: Suzanne Vega, Björk, John Cale, Värttina, Laurie Anderson, Robert Fripp, Jane Birkin, Lisa Germano, David Sylvian, Carlos Nuñez, Ryuichi Sakamoto. Esse nome comum é Hector Zazou, compositor francês que colaborou com todos estes (e outros) grandes nomes da música contemporânea ao longo de uma profícua carreira de mais de 30 anos.

Infelizmente, Hector Zazou faleceu esta manhã num hospital francês, vítima de doença que começou a sofrer apenas em Janeiro último. Tinha 60 anos. Foi uma das figuras mais singulares da música dos últimos 30 anos - um dos músicos mais criativos na exploração da fusão do ambientalismo neo-clássico com sonoridades electrónicas, étnicas e pop. De resto, Zazou foi o músico mais importante de uma das editoras europeias mais emblemáticas, a belga Crammed Discs. Na década de 80, Zazou editou 10 discos por esta editora - o último dos quais está previsto ser lançado ainda este mês.

3 comentários:

Shelyak disse...

Sempre uma delícia, visitar-te!
Abraço

Anónimo disse...

Lamentável perda. Durante muitos anos, gostei muito particularmente de uma colaboração com a Suzanne Vega numa canção chamada "The long voyage".

Somos efémeros, é um facto.
Cumprimentos.
SLG

Jorge Silva disse...

Estou chocado. Não sabia.
Adoro todos os seus discos...todos mesmo...

Fantástico, um génio!