segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A ficção nacional e o ananás ao pequeno-almoço


Enquanto a TVI se prepara para fazer um programa especial dedicado à ficção nacional (leia-se: festa fútil para desfile de vaidades), a actriz Rita Blanco vem dizer no Expresso o que pensa da dita ficção portuguesa: "o produto televisivo em Portugal é feito à pressão, é uma espécie de meia bola e força, e está feito. O problema começa nos castings e continua nos técnicos e realizadores. As séries só têm formato de série, mas são produzidas como telenovelas e as telenovelas são de bradar aos céus. A realização, a produção e a representação são de ir às lágrimas. Só gosto de as ver para me rir com os pequenos-almoços dos portugueses, que comem todos ananás e papaia logo de manhã! Realizadores, produtores e directores de estação deveriam ter mais cuidado, esforço e seriedade."
Para uma actriz que já participou em séries televisivas e telenovelas, louva-se-lhe a coragem e a frontalidade crítica. Na realidade, a ficção televisiva portuguesa (séries dramáticas ou cómicas e telenovelas) está amarrada a estereótipos e lugares-comuns, dos argumentos à representação, num universo misto de actores consagrados (vindos quase todos do teatro) e de jovens estreantes com pinta de modelo que se julgam verdadeiras estrelas hollywoodescas (não sou eu que o digo, são pessoas que lidam diariamente com a arrogância dos novos actores que comprovam isso mesmo). Como diz o realizador António Pedro Vasconcelos, a ficção portuguesa é medíocre em todas as frentes, e apesar da experiência acumulada com os anos de existência das estações privadas, parece que se regrediu em vez de se avançar.
Rita Blanco pode ser uma mulher, a mais das vezes, meia destrambelhada e extravagante - faz parte já da sua imagem de marca - mas quando fala a sério - sabe o que diz e di-lo com toda a frontalidade.

4 comentários:

Ana disse...

A Rita Blanco é uma ganda maluca. Isso é certo e sabido. Por esse motivo diz o que bem lhe apetece e eu acho muito bem!
Claro que a ficção portuguesa é um desastre. Eles tentam desesperadamente imitar as novelas brasileiras e sai asneira.
Ah! e a culpa da papaia e ananás no pequeno-almoço vem das novelas brasileiras. É que no Brasil o café da manhã é uma mistura das 3 principais refeições diárias! lol
Beijos

pedro polonio disse...

os/as jovens actores/actrizes dos morangos são uns arrogantes de primeira, acham que sabem tudo & já não precisam de aprender nada.

Anónimo disse...

"meia destrambelhada"?

Unknown disse...

"Destrambelhada" no sentido carinhoso do termo. Disparatada, desvairada, também assentavam bem. E estes adjectivos são elogiosos!