sábado, 13 de setembro de 2008

Ana quem? Ana Free!



É um daqueles fenómenos inexplicáveis. Um verdadeiro "case study" para os estudiosos da sociedade da informação digital. Mesmo sabendo quão repentina e global pode ser a fama através da Internet, continuo sem perceber o que está na origem e propagação deste caso. Refiro-me a uma tal cantora chamada Ana Free. É portuguesa (pai inglês) e vive em Inglaterra. Quem é Ana Free?? Pesquise-se o seu nome no Google. O Google devolve mais de 6 milhões de resultados na Internet. Coloque-se o seu nome no YouTube e surgirão dezenas de vídeos da dita cantora filmados de forma absolutamente caseira e acompanhada apenas da guitarra. A cantar canções originais e algumas versões de temas comerciais famosos (Rolling Stones, Ben Harper, Nickelback...). Alguns desses vídeos contam com mais de meio milhão de visionamentos. Meio milhão para alguém que era totalmente desconhecida há um par de meses, não tinha qualquer disco editado nem concertos realizados, nenhum apoio do circuito comercial e zero trabalho de marketing ou publicidade. Só agora editou um single que toca insistentemente na rádio - "In My Place" e saltou para o primeiro lugar do top iTunes Portugal. O sucesso abrupto de Ana Free foi aproveitado para uma publicidade televisiva da Zon (aqui), o que lhe garantiu ainda mais exposição mediática (e repare-se como os publicitários tiveram o cuidado de indicar uma legenda a dizer "uma história verídica"). A imprensa e as televisões, quais tubarões com fome vampiresca de mediatismo, já começaram a apontar holofotes para a Ana Liberdade.
Nos últimos dois anos surgiram diversos grupos e músicos que despontaram para o êxito maciço a partir da Internet como única plataforma de promoção (dos Artic Monkeys a Mika), mas o caso de Ana Free reveste-se de contornos ainda mais extremos em termos de disseminação virtual. A questão coloca-se deste modo: Ana Free é uma intérprete (cantora e guitarrista) absolutamente mediana, como há milhares de outras em todo o mundo - o Myspace tem 8 milhões de bandas/músicos amadores registados. Não canta mal, é certo, toca guitarra como mandam as regras, mas não se lhe vislumbra uma centelha de criatividade ou originalidade na abordagem musical. Colocou os seus vídeos no YouTube como milhões de outros jovens. Tem legítimas aspirações ao estrelato como milhões de outros jovens. Ora, como foi possível que uns vídeos caseiros de uma vulgar jovem a cantar umas canções acústicas insossas tenham servido de base para tamanha exposição planetária, quando há milhares de outros músicos amadores (porventura bem mais talentosos e inspirados) que não conseguem tal feito? Como se propaga, na sociedade da comunicação digital global, um fenómeno destes, em detrimento de tantos outros? Da mesma forma como surgiu de rompante este fenómeno, que continua a crescer, poderá com a mesma velocidade estatelar-se no limbo do esquecimento. É uma questão de tempo para verificar o resultado desta bola de neve imparável. A Internet pode ser o "eldorado" das oportunidades, mas também pode tornar-se no cemitério súbito para aqueles que se deslumbram com o sucesso imediato. Concluindo: daqui a uns poderemos ter esquecido completamente o nome de Ana Free, ou então, poderemos vê-la a encher o Parque da Bela Vista num mega-concerto para 60 mil pessoas (porventura para os mesmo fãs que Domingo vão ver a Madonna).

11 comentários:

Shelyak disse...

Só hoje soube da sua existência através do Sol.
:)

Anónimo disse...

O teu blog tambem eh insonso. Eh inexplicavel. O sucesso eh assim mesmo. Nao se explica. Carla Bruni tambem tem uma vozinha da tanga e tem sucesso... a juventude gosta dela... eh natural. Nao tem artificios do genero Timberland... ali ela expoe-se... a juventude gosta das musicas dela e lah estah eh assim.

Anónimo disse...

Concordo completamente. A música dessa Ana Free não é má, mas esta a milhas do espetacular. As musicas dela nao se entranham no cérebro, nao ficam a tocar na cabeça. São um pouco aborrecidas, na verdade. O típico paozinho sem sal. Quanto a isso da naturalidade, nao é tanto assim. A naturalidade consegue se sem se ser uma mosquinha-morta.
Eu nem tinha nada contra a pobre rapariga. Tinha, até ver o anuncio da Zon. Fantochada Comercial. "chegar aqui custou apenas 14 euros e 99 por mes". Ana,tens mais sorte que talento.

ninguem disse...

Não sou expert em música (quem me dera!), mas senti uma desilusão quando ouvi pela primeira vez Ana Free. Elogiaram-na tanto o seu talento... mas não o tem.
Agora quanto aos Arctic Monkeys: esses sim!

Meu Deus, como o teu blog é viciante!Vou sair daqui com a minha cultura geral expandida :D

Anónimo disse...

dor de cotovelo é terrível...

Unknown disse...

Da parte que me toca, asseguro que não se trata de dor de cotovelo. Era só o que faltava. Ou agora já não se pode ter opinião sobre o êxito dos outros sem que se seja logo acusado de "dor de cotovelo"?

Anónimo disse...

Por favor e obvio q ela teve sorte,quantas estrelas d nosso pais e mesmo a escala planetaria n tiveram sorte??
E quanto ao talento ha muitos q n o possuem e n entanto vendem milhoes...
A miuda tem a sua piada e a musica dela e boa d s ouvir e para quem começou d nada esta d parabens...

Para tudo na vida e preciso sorte,so q uns tem mais s q outros

faz parte!!

Anónimo disse...

Bom... eu não conhecia essa cantora até então, mas quem escreveu essa postagem (é, não me dei ao trabalho de procurar por nomes) parece estar incrivelmente invejoso...

Anónimo disse...

CULTURA HEIM...TÁ VAMOS COMEÇAR PELA QUALIDADE, ME ARISCO A DIZER QUE SUA MUSICA É BOA SIM, MESMO QUE NÃO TENHA NADA MUITO ORIGINAL; TANTOS JÁ COMEÇARAM DESTA FORMA, ATÉ MESMO NIRVANA INICIOU COM LOVE A BUZZ QUE NÃO ERA DELES, MAS DE UMA BANDA AMIGA. PERGUNTA É COMO UMA CANTORA DO NADA CANSEGUIU TAL SUCESSO QUANDO TANTOS, BONS, NÃO CONSEGUEM. O MUNDO HOJE É GLOBALIZADO, SIM A VELHA GEOGRAFIA, E AI VÊM GILBERTO GIL COM PARABOLICAMARÁ, "ANTES TERRA ERA MUITA POR QUE MUNDO ERA GRANDE, HOJE TERRA É POUCA PORQUE MUNDO É GRANDE", EM UM MUNDO TÃO GRANDE ELA NÃO SE LIMITOU A TOCAR EM PEQUENOS BARES DA REGIÃO, COLOCOU EM MEIO DE FACIL DISCEMINAÇÃO, TANTAS BENDAS A MUITO TAMBÉM O FAZEM, MAS NÃO DA FORMA QUE COLOCOU DE MUSICAS POPULARES E BOAS. QUEM NÃO VAI QUERER OUVIR UMA MUSICA ACUSTICA DO NICKELBACK, SÓ VOZ GRAVE, QUANDO VE AQUELE ROSTINHO TOCANDO E COM UMA BOA VOZ, POR ACASO FOI ASSIM QUE CONHECIA-A. MAIS UMA QUALIDADE É QUE AINDA CANTA EM ALGUNS ESTILOS DIFERENTES DE MUISICA, NÃO AQUELE ESTILO DE MUSICA SEMPRE O MESMO, MAS PARECIDO, MEIO MELOSO SEI LÁ, COMO LOS HERMANOS QUE COMEÇARAM COMO ALGO COMO ROCK E TERMINARAM COM ALGO PARECIDO COM MPB, MAS QUE NINGUEM DESCOBRE QUE ESTILO SEJA ATÉ HOJE NINGUEM SABE DIREITO O QUE É, OU ERA. O QUE IMPORTA É QUE BANDAS COMO CHARLIE BROWN JR., PITTY, CPM22, ENTRE TANTAS, JÁ ENTRARAM NA HISTORIA, POIS DURANTE UM TEMPO AINDA LANÇARAM VARIOS HITS SEGUINDO O EMBALO DO ESTILO DO MOMENTO, ALGUMAS MUDARAM UM POUCO O ESTILO PARA SE MANTER NO MERCADO, MAS NO FINAL MORRERAM NA MIDIA, HOJE É SO HISTORIA DE MUSICA QUE É BOA MAIS JÁ ESTA ENJUADO, E VOCE NÃO SUPORTA MAIS OUVIR. SE ANA FREE CONTINUAR NÃO APROVEITAR O MOMENTO, MUDAR, INOVAR, OU SEI LÁ O QUE SEJA DIFERENTE QUE ELA FAÇA VAI ACABAR NA LEMBRANÇA DE SOMENTE BOAS INTERPRETAÇÕES.
O Navegante Medeiros.

Anónimo disse...

Confesso que também nao axei nada de especial na Ana Free... e sim é verdade, existem muitos outros jovens como ela.. outros ate com mais talento mas... ela foi a escolhida... hoje ela amanha tu...
no inicio até se ouvia falar muito dela.. mas hoje em dia ja ninguém comenta o seu trabalho...
ela teve sorte... com uma simples brincadeira, deu um passo grande na fama.
enfim... a vida é assim...
no entanto nao axo certo nem nada bunito estarem para aqui a comentar mal da rapariga. ela nao fez mal a ninguém e sim... ha comentários aqui que revelam alguma inveja..
mas lembra'te... hoje é ela, amanha podes ser tu!
ve'se perfeitamente que quem comenta com tanta raiva.. é alguém que também ja tentou o seu sucesso mas.. nao teve a mesma sorte...
mas nunca é tarde.. e o que lhe aconteceu, serve para provar que...quando menos esperas... Acontece...

Beijo Joana

Anónimo disse...

Muita gente aqui com dor de cotovelo! triste
Tania