terça-feira, 5 de agosto de 2008

Danny Elfman news


Ainda não vi o filme nenhum destes filmes, mas já ouvi as respectivas bandas-sonoras originais. Os filmes não me interessam por aí além, tratando-se de produções "blockbusters" de grande escala de Hollywood para consumo de Verão. Mas a música é outra história. É que são os dois últimos trabalhos de Danny Elfman. E tratando-se de Danny Elfman, o interesse é sempre mantido num elevado índice. A música do filme "Wanted" é soberba, claramente inspirada no classicismo orquestral do mestre Bernard Herrmann à mistura com derivações electrónicas e percussões demenciais e intensas. Os ambientes sonoros negros e carregados, em deambulações dramáticas extremadas, fazem lembrar a composição que Elfman fez para o filme "Batman" de Tim Burton.
Já a música de "Hellboy II" deriva para outras ambiências e explorações, com mais programações electrónicas e abordagens estilísticas diversas, mantendo sempre o risco pela experimentação e inovação. Falta agora ver os filmes para comprovar a eficácia da relação entre a música e as imagens. Seja como for, pela criatividade a que nos habituou Danny Elfman, estes dois discos sobrevivem sem a necessidade de visualizar as imagens no cinema. Na música de Elfman, as imagens já estão todas incluídas na sua própria linguagem.

1 comentário:

francis_davis disse...

Danny é um maravilhoso compositor, graças a ele os Oingo Boingo tem o grande hit dos anos ’80, e talvez o hino dessa década:

http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=9PMI4XcUTgY

... Os cara são foda !!!!