domingo, 27 de julho de 2008

Os cartazes nórdicos


Quem tiver especial interesse por artes gráficas ou por cinema (ou por ambas artes) e preveja passar por Valência entre finais de Julho e princípios de Outubro, poderá visitar uma excelente exposição de cartazes de cinema concebidos por artistas suecos e dinamarqueses. Como já referi noutros posts do meu blog, actualmente o cartaz perdeu muita da importância iconográfica e promocional relativamente aos tempos clássicos do cinema. Um período no qual o design gráfico do cartaz relativo aos filmes detinha um poder visual incontornável. E para grandes filmes houve grandes artistas visuais e designers que contribuíram para a afirmação autónoma da arte gráfica.
Na exposição patente do Museu Valenciano da Ilustração e da Modernidade, podem ver-se cartazes originais feitos para filmes como "Metropolis", "West Side Story", "O Meu Tio", "Barry Lyndon", "Doutor Jivago", "Repulsa", entre dezenas de outros. Oportunidade para conhecer os trabalhos de artistas gráficos da escola nórdica europeia ao serviço do cinema.
PS - Já agora, aconselho a navegar no site do museu de Valência. Não só pelos conteúdos, mas também pela excelente apresentação gráfica (flash). Vindo de um museu sobre ilustração e design, nem outra coisa seria de esperar. Link para o museu.

Sem comentários: