terça-feira, 1 de julho de 2008

O culto do poster



Quem nunca teve posters colados na porta ou nas paredes do quarto, que atire a primeira pedra. Posters dos ídolos musicais, desportivos ou artísticos. Posters. Tenho um amigo que, quando era adolescente, conseguiu forrar, literalmente, as paredes e a porta do seu quarto com posters. O que vale é que tinha bom gosto nos artistas que expunha, mas o amontoado de papel colado à parede (ao ponto de não se conseguir vislumbrar a cor da mesma) metia uma certa impressão. O culto à volta da colecção de posters corresponde a uma paixão efémera que hoje já não tem correspondência real nos jovens. Na maior parte dos casos, as revistas actuais já não publicam, nas páginas centrais (como era habitual), posters dos artistas da moda. O culto dos fenómenos culturais faz-se, uma vez mais, através da cultura digital.
Mesmo como veículos de promoção e divulgação, os posters perderam grande parte do encanto e da funcionalidade. No que se refere especificamente aos filmes, o poster (ou cartaz), já não tem o mesmo papel de outrora. Hoje há muitas outras formas de promoção de um filme, quando antigamente o poster era o grande meio de promoção. A verdade é que o poster faz parte da cultura histórica do cinema, do seu imaginário, da sua linguagem iconográfica. Ainda hoje sinto que gostaria de ter ainda paredes disponíveis em casa para poder colocar, qual adolescente, posters e posters de cinema. Dos clássicos do período mudo aos filmes de autor da actualidade. Daqueles com design intemporal e que fizeram história na cultura visual do século XX. Ainda hoje se me assalta a vontade indómita de comprar posters e cartazes. Sobretudo os posteres de cinema de tamanho grande, que guardam memórias infinitas do prazer da fruição cinematográfica.
Há pelo menos três bons sites na internet que vendem posteres e que promovem o culto dos mesmos - o movieposters; allposters; e o vintagefilmposters. Estes sites vendem reproduções fidedignas de cartazes de cinema antigos e actuais. O allposters vende não só posteres de cinema mas de muitos outros temas: fotografia, arte, pintura, ilustração, etc. Em Portugal tenho conhecimento de uma loja que vende posters de cinema e outros artigos relacionados com a 7ª Arte: Cinecittà

Sem comentários: