quarta-feira, 9 de julho de 2008

David Chapman - o assassino tranquilo


A semelhança física entre estas duas imagens é assustadora. O homem da esquerda é Mark David Chapman; o homem da direita é o actor Jared Leto a interpretar Mark David Chapman no filme "Chapter 26" de J.P. Schaefer. Chapman foi o assassino de John Lennon, no fatídico dia de 8 de Dezembro de 1980, à porta de sua casa, o famoso edifício Dakota em Nova Iorque. Horas antes, Chapman esperou por Lennon à porta de sua casa para que o ex-Beatle assinasse um autógrafo no seu recente álbum "Double Fantasy", como pode ser visto nesta perturbante fotografia. Horas depois do autógrafo, David Chapmam esperou o regresso a casa de John Lennon e, sem prévio aviso, alvejou-o com 5 tiros pelas costas, perante o horror de Yoko Ono. Depois dos disparos, Chapman esperou que a polícia o viesse prender. No passeio, John Lennon agonizava e acabaria por morrer (perdeu 80% de sangue).
Chapman dizia-se obcecado com a figura de Lennon e durante toda a vida sofreu de perturbações psicológicas e neuróticas. Referiu à polícia que a inspiração para o seu crime foi a leitura compulsiva do livro "Catcher in the Rye" do escritor J.D. Salinger, no qual se narra a história de um adolescente revoltado contra os hipócritas e falhados da sociedade. David Chapman identificava-se com essa personagem, vendo em Lennon uma figura pública que encarnava essa hipocrisia. David Chapman foi sentenciado a pena perpétua, sempre em reclusão solitária devido às ameaças de morte de outros reclusos admiradores dos Beatles. Pediu várias vezes liberdade condicional, mas foi sempre negada. Actualmente com apenas 53 anos, é possível ainda que Chapman seja posto em liberdade, para desespero de Yoko Ono, Paul McCartney e fãs de John Lennon de todo o mundo.
Quanto ao filme "Chapter 26" (relacionado com o livro de Salinger) que retrata os últimos dias de David Chapman, culminando no assassinato de Lennon, foi arrasado pela crítica (vai estrear em Portugal dia 31 de Julho). Facto relevante no filme é a interpretação do actor Jared Leto - também conhecido como cantor da banda rock 30 Seconds to Mars. Leto seguiu o exemplo de Robert De Niro no filme "Touro Enraivecido" de Scorsese, ao engordar perto de 30 quilos para entregar maior realismo à personagem de Chapman. A semelhança física é notável, mas as sequelas desta exigente prova foram dolorosas para o actor, que passou mais de um ano a recuperar (com dificuldade) a sua silhueta física normal.
Interessante é que um ano antes foi realizado um outro filme sobre a morte de John Lennon centrada na figura de David Chapman - "The Killing of John Lennon" Ainda não vi nem um nem outro, por isso não posso emitir juízos de valor precipitados, mas quase arriscaria a dizer que estes dois filmes não serão os últimos sobre o assassinato de John Lennon.

2 comentários:

::Andre:: disse...

A transformação do Leto é impressionante...

Miriam disse...

Não assisti a este filme ainda, estou curiosa em vê-lo, mas li o livro há muitos anos atrás quando disseram que ele se influenciara por ele para matar John Lennon. Conhece " Apanhador no Campo de Centeio"?Fiz até um post sobre isto.Depois dê uma olhada, se gosta do assunto.
http://miriamfajardo.blogspot.com/2008/04/esse-livro-eu-tive-muita-vontade-de.html#links
Beijos.