quarta-feira, 25 de junho de 2008

Joy Division: o regresso em documentário


Já tem estreia marcada para Portugal: 17 de Julho. Falo do filme "Joy Division" de Grant Gee, um documentário que promete revelações sobre o quarteto fantástico de Manchester e do malogrado Ian Curtis. Depois do sucesso de "Control" de Anton Corbijn, "Joy Division" trará, certamente, um novo olhar sobre um dos mais influentes e importantes grupos de sempre. isto porque o filme de Grant Gee se baseia em entrevistas aos músicos sobreviventes do grupo, assim como a amigos, técnicos e pessoas que conheceram e viveram de perto todo o fenómeno meteórico dos Joy Division. Uma das pessoas entrevistadas é a jornalista Hanick Honoré, amante de Ian Curtis na fase final da vida do cantor e letrista. Será particularmente interessante verificar a versão de Honoré em relação à sua ligação a Curtis, uma vez que a mulher legítima, Deborah Curtis, discordou da versão sentimental apresentada no filme de Corbijn. O filme estreou há pouco mais de um mês na Inglaterra e teve óptimas críticas. Grant Lee não é novato em documentários sobre música, visto ter realizado um sobre os Radiohead e outros sobre Scott Walker.
O documentário, com distribuição da Midas Filmes, será apresentado à imprensa no dia 27 de Junho e a estreia comercial será no dia 17 de Julho.

5 comentários:

O Caderno Negro disse...

Espero, francamente, que desta vez valha a pena. "Control" acabou por ser um retrato supercial, nauseabundo (de tão comercial) e sem "metafísica" alguma da complexa e genial história de Ian Curtis.

Uma enorme decepção, portanto, para qualquer fã sincero dos Joy Division.

Ver-se-á, desta feita, o que a película de Grant Gee vai trazer.

Anónimo disse...

«Uma enorme decepção, portanto, para qualquer fã sincero dos Joy Division.»

Sem querer opinar sobre o valor do filme, para o qual, no entanto, acho que chamá-lo de «nauseabundo» será um bocado excessivo, já me parece uma grande presunção da sua parte querer que o filme seja uma decepção para todos os fãs sinceros(?!) da Joy Division. Se eu tiver apreciado o filme, com que direito se acha mais digna que eu, de gostar da banda?

::Andre:: disse...

O Control não é um documentário, é um filme, e mesmo que fosse seria sempre a visão de quem o faz.
Sou fã e gostei. Quanto a este do Grant Lee, duvido que chegue a estrear fora de Lisboa...

Anónimo disse...

só uma duvida...este documentário é aquele que esteve no Indielisboa 08?
Fui um dos privilegiados nessa sessão.Foi numa sala esgotada onde aprendi mais sobre essa fantástica banda.
Em relação ao "Control" basciamente foi a replica do livro da Debbie. Valeu por algumas captaçoes de espectaculos.
O documentário que vi no Indie foi bem diferente. Foi uma lição de história. Para mim, o grande mérito do "Control" é reunir aquela gente toda após tanto tempo separados.Aturar o Summer...eh eh eh
um abraço de Lisboa

Unknown disse...

Tony: sim, o documentário do Grant Gee passou no Indielisboa 08.