segunda-feira, 9 de junho de 2008

Díptico - 4


"Closer" e "Unknown Pleasrues" - Joy Division
O díptico discográfico superlativo da história da música pop-rock.

7 comentários:

Tradux disse...

Tenho 1 t-shirt (já bastante roçada mas ainda a uso) com essa capa do Unknown Pleasures, comprei-a em Paredes de Coura juntamente com outra de Arcade Fire, duas das minhas bandas de eleição, mas em diferentes níveis.

Anónimo disse...

Tem preferência por algum dos álbuns, ou, para si, formam mesmo um díptico inseparável em que os discos se completam um ao outro? Eu não me consigo decidir, em bora «Closer» tenha a minha música favorita deles: Décades.

Unknown disse...

Na minha opinião os discos fazem sentido ligados um ao outro. Por outro lado, há claramente uma identidade impressa em cada um deles. Pessoalmente, prefiro o "Closer" por ter as canções dos Joy Division de que mais gosto. Sei letras do Ian Curtis de cor, de tanto ter ouvio o disco (e tem uma exímia produção de estúdio de Martin Hannett). É um disco mais seco, visceral e onde a melancolia se mistura com a raiva desesperada. O curioso é que há quem veja estas características no "Unknown Pleasures".
Seja como for, são dois discos fundamentais no rock dos últimos 30anos.
VA

godgil disse...

Dois pilares, sem dúvida. Para tocar a perfeição, eu faria um tríptico, com a inclusão do "Still". Mesmo sendo sendo uma colectânea com edição póstuma.

Unknown disse...

Eu lembrei-me do "Still" e só não o inclui precisamente pelos motivos apontados: é uma colectânea e uma edição póstuma (bem, em rigor, o "Closer" também foi editado depois da morte de Ian Curtis)...

::Andre:: disse...

Também comprei essa tshirt em PdC, mas isto é que era: http://www.brandsbandsfans.com/images/49.jpg
:P

Unknown disse...

Bem, já agora falta-me dizer que também já tive t-shirts dos Joy Division ;)
Uma delas era belíssima: fundo negro, a sombra etéra de Ian Curtis em palco e a letra integral do tema "Passover".