sábado, 16 de fevereiro de 2008

A insustentável dureza da rádio


É insuportável. Abominável. Refiro-me à RFM, a estaçãozinha de rádio nacional especializada em divulgar os êxitos comerciais da actualidade, perdão, dos anos 80. A tal rádio cujo lema é "Só Grandes Músicas". Entre-se em qualquer loja comercial, consultório ou café e as estatísticas provam que, se houver uma rádio sintonizada – na senda de querer dar musica ambiente ao cliente – há fortíssimas probabilidades de estar sintonizada na bolorenta RFM ou na esclerosada Rádio Comercial. Não falha. Como, ainda por cima, a cultura dos eighties está na moda, estas duas estações são as “special ones” na vanguardista tarefa de divulgar os hits de antanho do Elton John, do Lloyd Cole, do Phil Collins, do Rod Stewart ou dos Waterboys. A música dos 90 ou da actualidade, não existe. Há quem goste de ouvir milhares de vezes as mesmas canções pop-corn de outrora (como em tudo na vida), mas no meu caso, quando entrei na loja comercial e ouvi o locutor, expedito e expansivo, anunciando a próxima “grande musica”, quase me deu vontade de dar meia volta e ir apanhar o ar frio da rua. Preferia a música do tráfego ruidoso. Ah, a grande música a que se referia o animador era a “Dancer in The Dark” do boss Springsteen. Quer dizer, se eu ganhasse 5 Euros por cada vez que a RFM já passou esta musica (desde que foi editada até à data), acho que conseguia comprar o passe do Cristiano Ronaldo e ainda me sobrava dinheiro para fazer uma OPA ao BPI (ou à Sonae, ou...).

1 comentário:

pegueitrinquei disse...

LOL ainda bem que mais alguém reparou. Chega a apetecer-me cortar os pulsos...