quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

A idade de ouro da TVE

A televisão espanhola teve um programa no canal TVE2 absolutamente pioneiro na divulgação musical de tendências alternativas. E não foi há 1 ano ou há 5, mas sim há 25 anos atrás. Chamava-se "La Edad de Oro" (referência óbvia ao filme homónimo de Luís Buñuel) e tinha como apresentadora uma jornalista com basta cabeleira e com o curioso nome de Paloma Chamorro. Esta jornalista estava ligada ao movimento punk e à célebre movida madrileña. Estávamos em 1983 (o programa durou apenas dois anos mas deixou profundas marcas numa geração) e o programa era um autêntico baluarte de divulgação musical conotada com a vanguarda (na pop como no rock, na experimental ou na electrónica). Pelo estúdio de televisão da TVE2 passaram muitos grupos e músicos (tocando ao vivo), espanhóis e estrangeiros, que fizeram história no panorama musical da década de 80. Concertos e entrevistas aos artistas eram as principais coordenadas orientadoras do programa. Paloma Chamorro sabia do que falava (às vezes falava demasiado) e estava atenta ao que de mais excitante se passava na música desses anos. Prova disso são as passagens pelo "La Edad de Oro" de grupos como The Sound, SPK, Test Department, Violent Femmes ou Bauhaus. Ora, com a facilidade do YouTube podemos desenterrar algumas preciosidades. Como é o caso desta entrevista aos míticos The Residents, grupo americano responsável por algumas das maiores ousadias estéticas dos últimos 30 anos. Nesta sequência, para além de uma introdução muito bem documentada de Paloma, podemos ver o trio de músicos anónimos com as habituais máscaras dos olhos com chapéu, seguido de performance.
A minha dúvida é: apesar de vivermos em 2008, seria possível voltar a haver um programa de divulgação musical com estas características? Julgo claramente que não.

4 comentários:

Anónimo disse...

Este programa foi retirado do ar devido a prestação dos psychic tv,que causou uma polemica gigante.
Aconselho o visionamento desse espectaculo,todo ele esta no youtube.

Unknown disse...

Já sabia disso, mas terá sido por causa disto? http://www.youtube.com/watch?v=ThQKOfWIHbE
Grande e irreverente Genesis P. Orrigde!

Anónimo disse...

Infelizmente os Psychic TV deram o pior concerto que ja vi na minha vida ,no Teatro Sa da Bandeira.
Foi o conjunto de todo o dia que levou ao cancelamento do pograma,Psychic tv projectaram imagens da virgem Maria com uma cabeça de porco.Antes tocou uma banda espanhola que tinha um quadro cedido dum pintor(amigo do Dali) e destruirom o quadro ao mesmo tempo que assustavam um grupo de perros no palco:)

Anónimo disse...

Encontrei o video da outra banda que tocaram com os Psychic tv no edad del oro.
www.youtube.com/watch?v=_nZeAzQjwFY